quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO GUARÁ

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 DO GUARÁ

QE 07 BLOCO Q AREA ESPECIAL – GUARÁ I – DF CEP 71 020 007 FONE/FAX 39013710 ou 3381 9263 cef02.gua@gmail.com site: cef02guara.org.com

Nova logomarca do GDF (Secretaria de Publicidade Institucional/ Divulgação)

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERCLASSES 2011 DO

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 DO GUARÁ

OBJETIVO

Os Jogos Interclasses do CEF 02 do Guará de 2011 têm como objetivo promover a confraternização e a integração dos alunos, ajudando a desenvolver e aperfeiçoar as condições físicas e técnicas através da prática do esporte.

Capítulo I - Da Organização e Direção:

Art. 1º - A Organização e Direção, dos Jogos Interclasses, ficará a cargo dos Professores de Educação Física, da Direção, da Coordenação Pedagógica e SOE do CEF 02 do Guará.

Capítulo II – Do local e data:

Art. 2º - Os jogos serão realizados no estabelecimento escolar, com jogos em horário e datas a serem determinados pela Organização.

Art. 3º - Se houver algum imprevisto, a Organização poderá determinar a realização dos jogos em outra data e horário, o que será devidamente comunicado, com antecedência.

Art. 4º - A abertura dos jogos dar-se-á no dia 09 de setembro do corrente ano, em horário a ser definido pela Comissão responsável, com o desfile das equipes participantes e os procedimentos da solenidade de abertura. Os jogos serão realizados nos dias 12 a 16 de setembro.

Art. 5º - Os Jogos compõem a avaliação bimestral de Educação Física, de acordo com a orientação do professor da turma, com valor de zero a 2,0 pontos.

Art. 6º Os alunos não envolvidos nas equipes participarão das torcidas, os quais deverão ter uma caracterização, podendo ser a camiseta da turma.

Capítulo III – Das modalidades:

Art. 7º - As modalidades esportivas serão: Futsal, vôlei (misto), xadrez, queimada (misto), tênis de mesa, pebolim (totó), cabo de guerra e corrida de revezamento.

Art. 8º - O sistema de disputa será o de chave entre as equipes da mesma categoria, por pontos corridos, vitória 3 (três) pontos, empate 2 (dois) pontos, derrota 1 (um) ponto, derrota por WO (walkover) 0 (zero) ponto.

8.1 – Critérios de desempate, confronto direto, saldo de gols/ pontos, número de gols/ pontos marcados, menor número de gols/pontos sofridos e sorteio.

8.2 – A Disputa da final será realizada no sistema de cruzamento olímpico.

Art. 9º - Em cada modalidade, a turma deve escolher um representante (capitão).

Capítulo IV – Das inscrições:

Art. 10º - A relação nominal dos alunos inscritos por modalidade deverá ser entregue à Organização até o dia 29 de agosto (2ª feira), quando da realização do congresso técnico. O congresso será realizado das 08 às 10 horas e das 14 às 16 horas com a presença dos professores conselheiros, dos capitães e de um dos representantes de cada turma, no turno contrário ao das aulas dos alunos.

Art. 11º - Cada equipe poderá inscrever no máximo o número de alunos, conforme a seguinte discriminação:

MODALIDADE

Composição

Nº de alunos

Proporção

Voleibol

Misto

12

6 meninos/ 6 meninas

Pebolim

Feminino e Masculino

04

-

Cabo de guerra

Feminino e Masculino

10

-

Futsal

Feminino e Masculino

10

-

Queimada

Misto

13

3 meninos/ 10 meninas

Tênis de mesa

Feminino e Masculino

04

-

Xadrez

Feminino e Masculino

04

-

Corrida de revezamento

Feminino e Masculino

04

-

Art. 12º – Após a entrega da relação nominal, no dia do congresso técnico, não poderá mais haver alteração na mesma, exceção para os casos de substituição em virtude de atestado médico do atleta.

Capítulo V – Dos uniformes:

Art. 13º– O uniforme de jogo, de uso obrigatório no dia dos jogos, é composto da camisa dos jogos, bermuda/ calça corsário azul ou preta, meia e tênis de sola de borracha. Não será permitido o uso de chuteira society.

Art. 14º - Não será permitido ao aluno participar dos jogos sem o uniforme.

Capítulo VI – Da participação e horário dos jogos:

Art. 15º - A tabela dos jogos e seus respectivos horários serão previamente divulgados, após o Congresso Técnico.

Capítulo VII – Das responsabilidades e obrigações:

Art. 16º - Cada equipe, definida sua inscrição, obrigar-se-á:

a) – Cumprir e fazer cumprir, fielmente, o disposto neste regulamento e nas regras oficiais das modalidades além de todas as demais determinações que vierem a ser emanadas pela comissão Organizadora.

b) – As regras poderão ser adaptadas às necessidades, desde que previamente divulgadas aos competidores.

Art. 17º - Quaisquer atos de agressão física ou moral, dirigida aos árbitros, seus auxiliares, membros da comissão organizadora, aos companheiros de equipe ou aos adversários, serão considerados como falta grave, estando o autor sujeito às sanções disciplinares.

Art. 18º - Os atletas que vierem a infringir as regras desse regulamento, como as regras oficiais, tornar-se-ão passíveis das seguintes penalidades:

- Advertência.

- Suspensão.

- Eliminação dos jogos.

Art. 19º - O atleta punido com a expulsão, de qualquer disputa, estará suspenso da partida seguinte.

Capítulo VIII – Da disputa dos jogos:

Art. 20º - As partidas deverão seguir a seguinte duração: (todos os alunos inscritos deverão jogar uma parte de cada jogo).

  • Futsal.................................. 2 X 07 minutos

· Voleibol................................ 1 set vencedor de 21 pontos, com troca de campo no 11º ponto. (em caso de empate, em 20 pontos, o set encerra se alguma equipe alcançar 2 pontos de vantagem ou alcançar 23 pontos, onde finaliza o jogo automaticamente)

· Queimada .................. 10 minutos ou queimar todos.

  • Tênis de mesa ............... 2 sets vencedores de 11 pontos, indo no máximo a 14 pontos (em caso de empate em sets, desempate disputado em 6 pontos, indo no máximo a 9 pontos)
  • Xadrez ................ 20 minutos, no máximo.
  • Pebolim ............... 5 minutos (divididos em 2 tempos de 2 min. e 30 segundos)
  • Cabo de guerra .................... o vencedor será o time que fizer a fita ultrapassar a linha divisória ou a marca estabelecida pela arbitragem. (observar o critério de estatura e peso)
  • Corrida de revezamento ..... 4 percursos corridos com troca de bastão, simultaneamente entre duas ou mais equipes.

Art. 21º - A tabela deverá ser obedecida rigorosamente, só havendo qualquer modificação de horário por motivo de força maior e de acordo com a decisão da comissão Organizadora.

Capítulo IX – Dos participantes:

Art. 22º - Somente poderão participar dos jogos, os alunos regularmente matriculados na escola.

Art. 23º – Categorias

Categoria I – 5ª série/ 6ª série;

Categoria II – 7ª série/ 8ª série.

Art. 24º – Alunos com dispensa médica não poderão participar dos jogos, mas podem exercer outras tarefas.

Art. 25º - Para melhor critério de avaliação e organização do evento, todos os participantes deverão cumprir o seguinte regulamento:

25.1 – Pontualidade, uniforme, disciplina, cuidado e conservação dos materiais e dos locais a serem utilizados durante as competições, sendo proibidas as atitudes antidesportivas.

Capítulo X – Da pontuação:

Art. 26º - A pontuação para controle e classificação geral será a seguinte:

1º colocado 20 pontos

2º colocado 15 pontos

3º colocado 10 pontos

4º colocado 08 pontos

5º colocado 06 pontos

6º colocado 04 pontos

7º colocado 02 pontos

8º colocado 01 ponto.

Capítulo XI – Da Premiação:

Art. 27º- A premiação será realizada na cerimônia de encerramento, com a seguinte premiação: Campeão, por modalidade – Medalhas. A turma campeã de cada turno será premiada com troféu.

Capítulo XII – Das Torcidas:

Art. 28º - A torcida tem por finalidade, incentivar sua equipe, não podendo fazer uso de papel picado. O uso de cornetas e instrumentos de percussão.será restrito à área da quadra de esportes.

Art. 29º – Os professores conselheiros e/ ou a coordenação serão os responsáveis pela verificação das freqüências das turmas.

Art. 30 - As torcidas serão julgadas, por comissão específica, sob os seguintes critérios:

· Animação – 0 a 2 pontos

· Criatividade – 0 a 2 pontos

· Uniformidade – 0 a 2 pontos

· Organização/ limpeza – 0 a 2 pontos

A média dos pontos obtidos por dia será a pontuação final de cada equipe.

Capítulo XIII – Da participação dos educadores

Art. 30º- Os educadores não envolvidos nos itens anteriores atuarão no apoio, comissão julgadora e coordenação do evento.

Art. 31 – É obrigatória a presença do professor conselheiro no local do jogo, sob pena de a turma perder por WO, salvo em caso de falta justificada.

Art. 32 – Os professores ausentes e os de Educação Física poderão ser substituídos pela equipe da Coordenação Pedagógica.

Capítulo XIX – Disposições gerais

Art. 33 - Todas as turmas deverão participar da solenidade de abertura, sendo que os inscritos e com uniforme deverão desfilar, e os demais da turma, deverão ficar na torcida, onde serão avaliados conforme art. 29º.

Art. 34º - Qualquer caso omisso neste regulamento fica a critério da Comissão Organizadora, seu julgamento.

Guará – DF, 16 de junho de 2011.

COMISSÃO ORGANIZADORA

ANEXO ÚNICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

FUTSAL

Ø TEMPO DE JOGO - 2 x 07 minutos - 1 min. Intervalo

Ø Cada aluno deverá participar de pelo menos um tempo completo em toda competição.

Ø Nas fases semifinais e finais, em caso de empate no tempo normal, o desempate acontecerá em disputa de pênalti, com disputa direta 1x1, em cada série de cobrança, quem tiver a vantagem vence o jogo.

VOLEIBOL

Ø jogam - 3 meninos/ 3 meninas e substituições serão sempre entre jogadores de mesmo sexo, obedecendo critério de substituição da regra oficial.

Ø Cada aluno deverá participar de pelo menos um tempo completo em toda competição.

Ø Em caso de empate, em 20 pontos, o set encerra se alguma equipe obtiver 2 pontos de vantagem ou alcançar 23 pontos, onde o jogo finaliza automaticamente

QUEIMADA (tradicional)

Ø TEMPO DE JOGO - 10 minutos

Ø Jogam 10 meninas e 3 meninos.

Ø Troca de passes, no 3º é obrigatória a tentativa de queimada.

Ø Queima fica. Rainha. Não há troca de sangue.

Ø Não pode pisar na linha.

Ø Não pode bola rodada (reverte posse bola).

Ø Jogador(a) não pode sair do campo para fugir de ser queimado(a).

Ø Bola na lateral, fora do campo, é neutra e a posse é de quem pegá-la primeiro.

Ø Queimadas simultâneas, considera-se queimado o último tocado pela bola.

Ø Nas fases semifinais e finais, em caso de empate no tempo normal, vence o jogo quem queimar alguém da outra equipe primeiro.

PEBOLIM (TOTÓ)

Ø TEMPO DE JOGO - 05 minutos

Ø Jogam 2 e os outros são reservas.

Ø Nas fases semifinais e finais, em caso de empate no tempo normal, vence o jogo quem fizer 1 gol primeiro.

TENIS DE MESA (PING-PONG)

Ø 2 sets vencedores de 11 pontos, indo no máximo a 14 pontos

Ø Jogam individualmente e os outros são reservas.

Ø em caso de empate em sets, desempate disputado em 6 pontos, indo no máximo a 9 pontos

XADREZ

Ø TEMPO DE JOGO - 20 minutos

Ø Joga 1 e o outro é reserva.

Ø Nas fases semifinais e finais, em caso de empate no tempo normal, vence o jogo quem fizer maior número de pontos por peças capturadas. (peão – 1 ponto, bispo – 3 pontos, cavalo - 3 pontos, torre - 4 pontos, rainha - 5 pontos). Persistindo o empate, haverá sorteio.

CORRIDA DE REVEZAMENTO

  • 4 percursos corridos com troca de bastão, simultaneamente entre duas ou mais equipes (eliminatória)

CABO DE GUERRA

  • O vencedor será o time, entre duas equipes, que fizer a fita ultrapassar a linha divisória ou a marca estabelecida pela arbitragem. (eliminatório)
  • Disputado por 10 alunos (as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário